
Portefolio Яeflexivo de Aprendizagem
Rui Sousa




Logística Яeversa
Motivos da Crescente Preocupação com a Logística Reversa
Fatores de Influência
A sociedade moderna vive hoje uma preocupação crescente com o equilíbrio ecológico. O aquecimento global, a poluição do meio ambiente, em muitas áreas descontrolada, são apenas dois exemplos de motivos da sensibilidade ecológica que está se está a formar na consciência das pessoas, de governos e, mais recentemente, entre empresas ao redor do mundo. O crescimento económico com o mínimo de impacto ambiental, chamado de desenvolvimento sustentável, é um conceito aceite e utilizado hoje universalmente e baseia-se na ideia de atendimento às necessidades da atual sociedade sem comprometer gerações futuras.As empresas modernas estão a utilizar a logística reversa, própria ou contratada a empresas especializadas, como forma de aumento de sua competitividade no mercado. Pesquisa realizada nos EUA com empresas de vários setores apontam diversos motivos estratégicos para a adoção de atividades de logística reversa nas empresas, conforme mostrado no quadro abaixo:
Motivos para as empresas operarem os canais reversos
Fonte: Leite (2003)
Observa-se, portanto, que o motivo “aumento de competitividade” destaca-se entre os demais, o que nos leva a refletir sobre a consciência ecológica que os consumidores estão a formar e a influência que tal consciência está a exercer sobre as empresas. Outros fatores, tais como, económicos, legislativos, logísticos e tecnológicos são apontados como os fatores principais de influência na organização dos canais reversos de pós-consumo nas empresas. Tais fatores atuando isoladamente ou em conjunto vão influenciar no equilíbrio entre a quantidade disponível no fluxo dos canais diretos e no fluxo dos canais reversos, como mostra a figura abaixo.
Fatores que influenciam na organização dos canais reversos de pós-consumo
Fonte: Leite (2003)
Os fatores Económicos, Tecnológicos e Logísticos são os que garantem interesses satisfatórios implicando em níveis mais altos de organização nas cadeias reversas e, como tal, são chamados de fatores necessários. Por outro lado, os fatores Ecológicos e Legislativos são chamados de fatores modificadores, pois alteram as condições naturais do mercado, nas diversas etapas reversas, permitindo que novas condições de equilíbrio sejam estabelecidas.
As condições essenciais de organização e implementação da logística são:
-
Remuneração em todas as etapas reversas;
-
Qualidade dos materiais reciclados;
-
Escala econômica de atividade;
-
Mercado para os produtos com conteúdo de reciclados.
Os fatores citados acima, assim como, as condições essenciais para a implementação da logística reversas formam um modelo de dependência entre tais fatores e os níveis de organização e dinamismo dos canais de distribuição reversos.


Anterior
Legislação Ambiental