top of page
Técnico de Logística

É o profissional que, no respeito pelas normas do ambiente, segurança e saúde, executa operações logísticas de inventário, de armazenagem, de manuseamento de mercadorias, de materiais e de transportes, optimizando os fluxos e a distribuição física dos produtos, de forma a garantir a qualidade de serviço ao cliente.

Logística

Numa perspetiva histórica, o termo logística remota aos nossos antepassados, apesar de na altura não ser reconhecida como tal, quando estes necessitavam de procurar comida ou mesmo quando tinham de procurar abrigo para sua proteção. No entanto, o grande marco do desenvolvimento da logística moderna ocorreu durante a II Guerra Mundial, através do movimento de tropas e de material bélico necessários ao combate, o que contribuiu para o desenvolvimento da eletrónica, da informática, de processos industriais e dos primeiros modelos matemáticos (Mendes, 2000).

 

Nas décadas de 1970 e 1980 a logística ganhou uma nova definição, passando a ser considerada como parte fundamental da indústria. Neste período, o transporte de materiais e produtos já preparados contribuíra em grande parte para o preço do produto final, o que culminou no aparecimento de empresas de compra, armazenamento e distribuição de produtos, área atualmente apelidada de logística empresarial (Carvalho, 2002).

 

De acordo com o Council of Supply Chain Management Professional (CSCMP), a logística empresarial corresponde à parte do processo da cadeia de abastecimento que planeia, implementa e controla, eficaz e eficientemente, o fluxo direto e reverso, assim como o armazenamento de bens, serviços e informações desde o ponto de origem até ao ponto de consumo, de modo a corresponder às exigências dos clientes” (CSCMP, 2013).

Por outras palavras, a logística tem por intuito assegurar vantagens competitivas na cadeia de distribuição, e consequentemente obter a satisfação dos clientes, abrangendo áreas desde o planeamento ao controlo do fluxo de materiais e mercadorias, as informações e os serviços prestados pela empresa, integrando e racionalizando as funções essenciais, como a produção e a entrega.

 

Atualmente, a logística insere-se na vasta área da gestão, sendo responsável pelo fornecimento de recursos, equipamentos e informações necessárias para a execução de todo o tipo de atividades de uma empresa. Por outro lado, está também ligada às ciências humanas, como é o caso da administração, da economia, da contabilidade, da estatística e do marketing, envolvendo recursos humanos, de transportes e da engenharia tecnológica (Carvalho, 2002).

 

© 2014 Rui Sousa

Mike Oldfield / Tarja Turunen - Never Too Far

bottom of page