top of page

Sobre mim.... 

Estou, como milhares de desempregados, na rampa de lançamento para mais uma nova fase de tentativa de conseguir trabalho, ou para a criação de próprio emprego.

Dada a situação do tecido industrial português, que vem se degradando dia após dia, arrastando com ela o setor de serviços, há que inovar, com diferenciação na oferta que possamos construir, avaliando o mercado em termos de necessidades, segmentando-o por setores de atividade e posicionando a nossa oferta com maior rigor.

Ou seja, os empregos estáveis tendem a desaparecer e, tal como em França e outros países evoluídos, cerca de 1/3 da população ativa, trabalha desde casa, na sua “EU, Lda.”. É umas das opções que tenho tido em conta, estando já a elaborar alguns trabalhos a partir de casa, mas, devido à situação supracitada, ainda não se consegue viver desse tipo de trabalho.

 

O primeiro passo para suceder ao novo desafio do curso de Técnico de Logística é o de ganhar mais auto – estima, tendo, por isso, de elaborar o meu retrato de corpo inteiro, para avaliação dos meus pontos fracos mas também dos meus pontos fortes e elaborar o meu portefólio, para a apresentação da minha oferta.

 

Tenho por nome Rui Miguel Correia de Pinho Sousa. Moro desde os meus nove anos na bela cidade de Coimbra, na Rua de Santa Comba, lote 4, freguesia de Santa Clara.

Nasci em Vale de Cambra, em 16 de Dezembro de 1971

Tenho como habilitações académicas o 12º ano de escolaridade, obtido por intermédio de formação EFA de Técnico de Segurança e Higiene do Trabalho.

Sou relativamente alto, 1,78m, de boa compleição física. Olhos e cabelos castanhos. Tento cuidar ao máximo a minha imagem, não só por gosto próprio, mas também por motivos profissionais. 

 

Com uma personalidade um tanto ou quanto difícil de controlar, estou sempre alerta para mudanças inevitáveis e conscientes das que se avizinham. Elimino o que é velho e começo de novo. Consigo manter a calma em situações difíceis, o que é ótimo em tempos de crise. Sou bastante versátil e defendo com grande paixão e garra as causas que considero justas.

Possuo uma personalidade entusiasta, otimista e sempre de olhos postos no futuro. Tenho fé e não há nada que me faça perder a exuberância pela vida. Mesmo que as coisas não corram bem, sou capaz de encontrar sempre um lado positivo e identificar um significado e a razão pela qual as coisas aconteceram daquela forma.

 

Os meus valores são as minhas fortalezas para explorar as oportunidades, os pontos fortes e os fracos que resumo assim:

Pontos fracos: são aqueles que ainda não me permitem abrir portas para apresentação dos produtos e serviços que vou aumentando no meu portefólio, ou seja, dificuldade na abordagem ou angariação de clientes. Opero melhor na retaguarda, "backoffice", ou então, se acompanhado, entro perfeitamente no contacto.

 

Como pontos fortes considero que as especializações feitas na área da Segurança e Higiene do Trabalho, e também de informática, através de conhecimentos adquiridos por mim e de algumas formações de curta duração, me conferem um “know-how” importante. Alguma experiência no Brasil, durante 2 anos, confere-me uma visão diferente do mercado global e do papel da informática e das relações humanas.

 

Em Portugal fui responsável pela informatização, gestão comercial e financeira e manutenção da rede informática da empresa Inácio Tavares de Sousa – Unipessoal lda (Xangai).

 

Em 2010 frequentei um curso EFA de Segurança e Higiene no Trabalho, o qual terminei com aproveitamento, ou seja, sou técnico certificado (CAP). Mas, devido à conjuntura do país, não me permitiu conseguir trabalho na área.

 

Como tempos livres, “viajo” na Internet, leio livros técnicos relacionados com informática, faço restauro digital de fotos antigas, e quando posso faço caminhadas. Sempre que posso, prezo muito por conviver socialmente. Pratico Geocaching, que é um desporto de ar livre que envolve a utilização de um recetor de GPS (Sistema de Posicionamento Global) para encontrar uma "geocache" (ou simplesmente "cache") colocada em qualquer local do mundo. Uma cache típica é uma pequena caixa (ou “tupperware”), fechada e à prova de água que contém um livro de registo (log book) e alguns objetos, como canetas, lápis, moedas, bonecos, etc., para troca.

 

Na época que residi no Brasil, era iniciante na prática de Bonsai, arte em que se miniaturizam várias plantas, principalmente árvores, arte essa que pretendo continuar, bem como o Geocaching, quando as minhas condições financeiras o permitirem, já que, são passatempos algo dispendiosos.   

 

Relações Interpessoais significativas, neste domínio: a minha relação com fornecedores e outros agentes, a montante da loja de vendas, ter-me-ão ajudado bastante no desenvolvimento dessas relações.

 

No Brasil, um país onde a comunicação é fluida, as minhas relações interpessoais – todos os setores etários e clientes de loja, onde era responsável pela assistência técnica, aperfeiçoaram os meus contactos interpessoais.

 

Identifico-me bastante com a evolução de novas tecnologias e comunicações, em sectores diferenciados, ligados à informática e gestão com essas novas tecnologias.

 

Faço amigos com relativa facilidade, embora um pouco reservado. Identifico-me com pessoas criativas, atentas, inteligentes e interessadas nas matérias descritas.

 

A Internet é um braço importante na construção de relações interpessoais à escala global e ferramenta importante de pesquisa de elementos essenciais para o que me proponho fazer.

 

Tenho centrado as minhas capacidades no sector de informática em vários níveis, na medida em que fiz várias formações curtas, em redes, programação, folha de cálculo, bases de dados, etc.

 

As minhas capacidades/competências são: adaptabilidade, bom humor, dinamismo, responsabilidade e, sou perfeccionista, auto exigente, dedicado ao trabalho.

 

As capacidades/competências a melhorar são: maior capacidade na área de relações humanas, e vontade permanente de evoluir no campo da informática, na área de software de informática, segmentos sempre a evoluir, e, neste novo desafio, de ser técnico de logística.

 

A experiência mais significativa até ao momento foi, durante 10 anos, ter sido o responsável pela informatização e manutenção da informática na empresa Inácio Tavares de Sousa, Unipessoal Lda. (mais conhecida como Xangai), na baixinha de Coimbra, desenvolvendo trabalho de gestão informática da empresa, desde faturação, gestão de stocks, contas-corrente de clientes e fornecedores, elaboração e gestão da pequena e simples rede informática interna.

© 2014 Rui Sousa

Mike Oldfield / Tarja Turunen - Never Too Far

bottom of page