top of page
Logística Яeversa

O que é Logística Reversa?

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

STOCK (1992, p.73): “Logística reversa: numa perspetiva de logística de negócios, o termo refere-se ao papel da logística no retorno de produtos, redução na fonte, reciclagem, substituição de materiais, reutilização de materiais, disposição de resíduos, reforma, reparação e remanufatura....” 

 

ROGERS & TIBBEN-LEMBKE (1999, p.2): “Processo de planeamento, implementação e controlo da eficiência, do custo efetivo do fluxo de matérias-primas, stocks de processo, produtos acabados e as respectivas informações, desde o ponto de consumo até o ponto de origem, com o propósito de recapturar valor ou adequar o seu destino”.

 

DORNIER et al (2000, p.39): “Logística é a gestão de fluxos entre funções de negócio. A definição atual de logística engloba maior amplitude de fluxos que no passado. Tradicionalmente, as companhias incluíam a simples entrada de matérias-primas ou o fluxo de saída de produtos acabados em sua definição de logística. Hoje, no entanto, essa definição expandiu-se e inclui todas as formas de movimentos de produtos e informações....”.  

 

 

 

Muito para além da reciclagem

 

O crescimento dos mercados globais, o aumento da competitividade e as influências da tecnologia, obsolescência e a modernidade estão a causar impactos significativos na rotina das organizações.

Estas mudanças ocasionaram o aumento da necessidade de integração das operações comerciais e de transporte e planeamento, momento em que foi percebida a capacidade da logística em criar valor para o cliente, o que fez com que a atividade tomasse um papel essencial na otimização dos recursos e na modernização das técnicas de gestão e de produção das empresas.

 

O foco antes dedicado exclusivamente à obtenção de vantagem competitiva em embalagem, desenvolvimento de novos produtos e redução de custos de matéria-prima, passou hoje a ser ampliado, pois a grande maioria dos produtos disponíveis no mercado hoje não é totalmente consumida.

 

Com o aperfeiçoamento dos conceitos e das ferramentas logísticas ocorreu um processo de especialização visando atender uma necessidade crescente de gestão eficiente do fluxo de retorno de produtos e materiais. A partir deste momento o fluxo inverso da cadeia de distribuição passou a fazer parte das competências logísticas, sem perder seu foco: satisfação dos clientes.

 

Os descartes adequado de resíduos de materiais não utilizados, embalagens e produtos com componentes químicos caracterizam um grande desafio às organizações, e seu impacto sobre a sociedade e meio ambiente fazem do tema um caso de extrema relevância.

 

Entre as alternativas de destino a estes materiais, existe a reciclagem, o reprocessamento e devolução ao mercado, ou ainda, no caso de não haver mais utilidade do material, o descarte pela deposição em depósitos definitivos na forma de lixo. O processo de movimentação destas mercadorias dá-se através de canais de distribuição especiais.

É notável o crescente interesse pelo assunto convencionalmente chamado de “logística reversa”, contudo ainda poucos autores se dedicaram a pesquisa e desenvolvimento de material científico sobre o tema.

Na Logística tradicionalmente realizada, parte-se de um fabricante e define-se o caminho até o consumidor final. De forma simplificada, a Logística Reversa trata do caminho inverso, no qual o produto tem como ponto de partida os inúmeros consumidores, com destino ao fabricante.

 

Desta forma pode-se verificar a primeira característica do processo: o desafio de reunir produtos disseminados entre milhares de clientes para regressarem a um mesmo fabricante. As empresas cada vez mais investem em campanhas sociais e buscam comprometer-se com o meio ambiente e com a saúde. Assim as empresas estão a ser obrigadas a repensar as suas estratégias comerciais e os seus produtos, pois a sua imagem é diretamente afetada caso seu produto cause danos à sociedade.

 

A Logística Reversa e seus Canais de Distribuição

 

Canais de Distribuição Reversos de Bens de Pós-Consumo e de Pós-Venda

 

Motivos da crescente preocupação com a logística reversa - fatores de influência

 

Legislação Ambiental 

 

Casos de sucesso de Logística Reversa

 

Conclusões

 

 

Segundo o Council of Logistics Management, Logística Reversa engloba práticas de gestão de logística e atividades envolvidas na redução, gestão e disposição de resíduos. Inclui distribuição reversa, que é o processo pelo qual uma empresa coleta seus produtos usados, danificados, vencidos ou as embalagens dos seus consumidores finais.

© 2014 Rui Sousa

Mike Oldfield / Tarja Turunen - Never Too Far

bottom of page