
Portefolio Яeflexivo de Aprendizagem
Rui Sousa




Logística Яeversa
Conclusões
É notório que a Logística Reversa, embora com uma importância crescente, é ainda uma área com pouca ênfase na estratégia competitiva das empresas. Podemos observar este facto quando verificamos que, apesar de representar uma operação tão complexa quanto à logística convencional, não há função gerencial dedicada a este assunto nas empresas.
Outro aspeto que caracteriza uma área incipiente é a pouca disponibilidade de material bibliográfico sobre o assunto. São raros os autores especializados no tema em Portugal.
A revalorização económica ainda predomina sob a revalorização ecológica e legal no que toca aos fatores de influência para a organização de um canal de distribuição reverso.
De qualquer forma esta realidade está a mudar rapidamente. A logística reversa está consolidar-se como uma nova e crescente preocupação no planeamento e na visão estratégica das empresas.
Como vimos, uma consciência ecológica crescente da sociedade, exercendo pressão sobre as empresas e sobre o governo, a tendência de uma legislação ambiental cada vez mais rigorosa tanto nos países em desenvolvimento quanto nos países desenvolvidos, a urgência das empresas de se diferenciarem no mercado através de uma política de serviços mais liberais para os consumidores e de reduzirem custos, dado o aumento da competitividade numa sociedade globalizada, são fatores que aceleram a importância da logística reversa tanto no pós-consumo como na pós-venda.
Neste cenário a área da logística empresarial toma um novo foco de importância. Os aspetos puramente logísticos irão influenciar no equilíbrio entre os fluxos reversos e diretos.
Os desafios da logística reversa são ainda maiores comparados à logística convencional. As fontes de produtos de pós-consumo ficam, em geral, próximas aos grandes centros e irão alimentar indústrias que estão distantes destes centros, próximas às matérias-primas novas, gerando dificuldades logísticas.
Além disso, com a diversidade dos canais de distribuição, a estruturação da logística reversa torna-se a cada dia uma atividade mais desafiadora. No entanto, as organizações são cada vez mais pressionadas a posicionarem-se quanto a sua contribuição para preservação do meio ambiente.
Os impactos da alta competitividade mundial já percebidos, através de problemas como aquecimento global, desmatamento e poluição. E por esta razão, os consumidores estão cada vez mais exigentes quanto à responsabilidade social empresas, que não devem mais ter foco no curto prazo, e sim como o futuro.
